O braço direito do síndico
Sua nomenclatura, Zelador, intuitivamente nos leva à uma de suas funções: zelar.
Contudo, as atribuições dessa importante peça na vida de moradores e usuários de condomínios, vão desde a liderança da equipe de trabalho da portaria e limpeza até a supervisão das rotinas e manutenções do condomínio, além da interface junto à administradora nos assuntos em que for necessário.
Desse profissional, de modo geral, espera-se uma grande gama de conhecimentos que vão desde a coordenação dos outros funcionários até as instalações hidráulicas e elétricas do condomínio. Assim, o bom zelador torna-se um personagem crucial no bem-estar dos moradores e indispensável ao síndico.
Quais suas funções perante a lei?
As atribuições do cargo são regidas pelas convenções coletivas regionais, mas variam pouco entre si.
Em São Paulo as atribuições são:
a) Ter contato direto com a administradora do condomínio e agir como preposto do síndico ou da administradora credenciada;
b) Transmitir as ordens emanadas dos seus superiores hierárquicos e fiscalizar o seu cumprimento;
c) Fiscalizar as áreas de uso comum dos condôminos ou inquilinos, verificar o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas do edifício, assim como os aparelhos de uso comum, além de zelar pelo sossego e pela observância da disciplina no edifício, de acordo com seu regimento interno ou com as normas afixadas na portaria e nos corredores.
Como vai o zelador hoje?
No início dos anos 2000, estima-se que 90% dos condomínios de São Paulo contavam com zeladores residentes nos condomínios. Em resultado de uma série de mudanças econômicas, culturais e tecnológicas, esse índice vem caindo rapidamente nos últimos anos.
Aos condomínios a necessidade de redução de custos, ao zelador o ganho em privacidade.
Outra mudança percebida é que os profissionais estão ganhando em formação.
Cursos são oferecidos pela AABIC, SECOVI, sindicatos e administradoras. Do outro lado, diversos condomínios já exigem cursos específicos em suas seleções.
Zeladores de outrora se convertem em gerentes prediais, alavancando carreira e salário.
Já tenho o meu!
Entenda, ainda que a responsabilidade seja do síndico, algumas das principais atividades e rotinas do condomínio, está delegada ao zelador.
Sendo o seu braço direito, ele deve ser valorizado e treinado constantemente.
Esse processo representa evolução ao profissional e funcionário, e todos só têm a ganhar.