As infiltrações e vazamentos são um ponto sensível que, sem a devida orientação e boa vontade das partes, pode se tornar um grande ponto de conflito.
Elas têm as mais diversas origens. Podem surgir do simples desgaste das tubulações, conexões e ramais, até de um ralo mal planejado, falta de rejuntamento ou consequência de uma impermeabilização vencida.
O tempo de eficácia da impermeabilização é variável de acordo com o processo e o material utilizado. Em média, os processos mais simples duram de 5 a 7 anos, enquanto os mais sofisticados podem chegar a 20 anos de durabilidade.
Infiltrações e Vazamentos: Quando a responsabilidade pertence ao condomínio?
Ao condomínio cabe a manutenção de todas as áreas comuns do edifício e, dentre essas áreas comuns, incluem-se as linhas tronco de esgoto, águas pluviais e de água potável (linhas verticais), até sua entrada na unidade autônoma (apartamento, sala, casa) por seus ramais (linhas horizontais).
Fica também sob a responsabilidade do condomínio os telhados, lajes e paredes externas que, caso apresentem grandes fissuras, podem trazer a umidade para dentro da unidade.
Caso o dano seja causado por algum condômino, recairá sobre este as custas do reparo.
Infiltrações e Vazamentos: E se não for do condomínio?
Com o tempo, o rejunte e a impermeabilização das áreas molhadas, como banheiros e áreas de serviços perdem sua eficácia, levando a água do seu box diretamente para a cabeça do seu vizinho logo abaixo. Nesse caso, uma boa conversa deve resolver o problema, mas não são raros os casos que terminam em demanda judicial.
A elaboração de um laudo técnico, apinhado de fotos e a notificação formal são os primeiros passos para a produção das provas necessária para o ingresso da ação.
E os danos causados pela infiltração ou pelo vazamento e o quebra-quebra?
Normalmente as infiltrações e vazamentos causam danos e o condômino prejudicado poderá requerer a pintura, a troca do revestimento afetado, até reforma ou troca de móveis que tenham sido danificados ou inutilizados pelo contato com a água.
No caso da necessidade de troca de revestimentos ou móveis antigos e fora de linha, a troca deverá ocorrer por modelo semelhante na aparência e qualidade.
Seja de responsabilidade do condomínio ou do seu vizinho, vazamentos e infiltrações devem ser tratados com seriedade e celeridade.
A exposição do imóvel à essas patologias por períodos prolongados pode causar danos às propriedades privativas e grandes riscos à estrutura do edifício.